Não toque nos corais, eles estão vivos!

Dibba começa com a baía do mar, onde há centenas de anos começou o comércio com a China. Atravessamos o porto, passamos pelo trabalho de pedra das fábricas de cimento e mármore e continuamos a caminhar em direção à costa através da cordilheira. A queda de pressão era tão palpável que até bloqueava os ouvidos.

Finalmente descemos as escadas e a estrada corria alegremente ao longo da costa do Golfo de Omã (parte do Oceano Índico). Novos prédios, novos prédios, novos prédios ... O escopo da construção do emirado de Fujairah está ganhando força. Para acompanhar Dubai, novas ilhas artificiais começaram a ser lançadas no mar.

Ficamos em um motel chamado Sandy Beach Motel. Aqui tivemos que passar o dia inteiro de relaxamento no paraíso, que foi decidido começar simplesmente nadando no oceano. Não havia ondas oceânicas enormes e assustadoras, e nós mergulhamos deliciosamente no frio, não aquecido com o estado da sopa de ontem, a água. Depois, lembramos que a equipe da Deluxe Tours nos recomendava fortemente alugar aletas com uma máscara, nadar até a ilha, majestosamente bem no centro e aproveitar a vida no fundo do mar. Mal disse o que fez. Por uma hora, alugamos um caiaque de plástico de dois lugares e uma barbatana com uma máscara, remos desajeitados, remo para a ilha e percebemos que não era tão fácil desembarcar em terra quando as ondas atingiam o frágil barco de ambos os lados e tentavam derrubá-lo com força. as pedras. Finalmente, por esforços conjuntos, pousamos, arrastamos um caiaque sobre as rochas para que ele não fosse transportado para o mar e começamos a nos familiarizar com os habitantes da ilha com curiosidade. Inúmeros turistas encheram a borda rochosa não muito grande, explorando literalmente cada centímetro de terra e águas rasas adjacentes. Na ilha havia pratos em russo e inglês: "Não quebre corais, eles estão vivos!" Pedregulhos enormes estavam cobertos de caracóis e mexilhões, e ouriços do mar Negro espreitavam entre as pedras em águas claras. Mergulhamos novamente em nosso transporte aquático e navegamos da ilha para ter a oportunidade de nadar com uma máscara. O mundo subaquático é tão colorido! Peixes de coral amarelo listrado brilhante e peixe anjo lançando uma luz azulada corriam aqui e ali. Pequenas arraias e tartarugas marinhas melancólicas, abrindo suas "asas", moviam-se tranquilamente, não sucumbindo ao barulho geral. À luz refratada pela água, os corais balançavam estranhamente suavemente. A hora passou rapidamente, era hora de devolver o equipamento.

Depois de relaxar na piscina e comer algo leve, fomos explorar os pontos turísticos de Fujairah. Em uma área chamada Al Bidiyah, sob a proteção de duas torres de vigia, tão reminiscentes da forma de uma figura de torre de xadrez, existe uma antiga mesquita nos Emirados. A Mesquita de Al Bidiya foi erguida no século XV, aproximadamente em 1446, e é completamente diferente dos edifícios modernos dos templos. Pelo contrário, parece uma fabulosa casa de gengibre feita com massa quebrada. Tirei os sapatos e fui para o pátio limpo para tirar algumas fotos de Al Bidia. Terra quente, uma corda em uma corda, imitando um balanço primitivo fixado em um galho de uma velha árvore forte, vegetação e montanhas ao redor - tudo respirava paz e tranquilidade, mas em algum lugar aqui, há mais de 1300 anos, houve uma revolta armada contra o califa em Meca. como resultado do qual o Islã estava firmemente entrincheirado na costa leste. Tendo saído do local histórico, fomos a Juma Bazar, onde há um comércio intenso de tapetes, jarros de barro, lembranças e frutas frescas o tempo todo. Os vendedores estão incrivelmente felizes com qualquer comprador e posam na frente da câmera, sem esquecer de elogiar seus produtos.

O sol estava se pondo no horizonte, o carro corria rapidamente, atravessando as fronteiras dos emirados, voltamos para casa em Sharjah, discutindo nossa brilhante jornada.