Rota íngreme

Continuando a coluna regular da revista Weekend Route, pedimos aos nossos leitores que compartilhem as melhores opções, em sua opinião, para atividades ao ar livre nos Emirados Árabes Unidos. Nesta edição, Sergei Dolzhenko nos contou sobre suas impressões.

Antes, com o advento do fim de semana, comecei a pensar em como seria mais interessante gastá-los. Entretenimento em Dubai, é claro, é suficiente, mas a presença constante na cidade me entediava com sua monotonia. Os fins de semana passaram rapidamente, deixando a sensação de que eles não estavam lá. Somente o final de uma semana e o início da próxima foram impressos na memória. O tempo voou a uma velocidade frenética, perdi a noção dos dias, mas ainda queria relaxar completamente, ganhar força e novas impressões ...

Resolvido! Precisa mudar a situação! O descanso ativo fará seus músculos trabalharem, e a união com a natureza ajudará a libertar sua cabeça de pensamentos desnecessários e a relaxar os nervos tensos. Para dizer a verdade, uma vez "infectado" com viagens pelo país, fiquei tão empolgado que comecei a esperar o fim de semana.

Conselhos úteis

A próxima rota, encontrada no guia para os Emirados Árabes Unidos, imediatamente chamou minha atenção. Decidi chegar a esses lugares e ver por mim mesma a veracidade do que estava escrito sobre a beleza das paisagens locais. A viagem foi projetada para o dia inteiro, por isso valeu a pena iniciá-la de manhã cedo para capturá-la e ver o máximo possível.

Nesse momento, amigos vieram me visitar e sugeri que mudassem o programa habitual de seu “descanso”, que consistia em lojas e restaurantes, para um programa realmente ativo e emocionante. A proposta foi aceita “com um estrondo”, então no fim de semana eu aluguei um jipe ​​para os caras e preparei tudo o que eu precisava.

Às 8 da manhã fomos em busca de aventura. No posto de gasolina mais próximo ao início da rota, os tanques cheios estavam cheios (esta é uma das condições mais importantes quando você vai para o deserto) e fomos ... Nossa rota começou na vila de Al Avir, a 15 km de Dubai, ao longo da estrada para Hatta. Entramos nele de manhã, antes que o sol assumisse o controle. A neblina cobria o deserto e as montanhas, a areia estava molhada de orvalho. Eu não podia acreditar que à tarde ele se arrependeria, e era impossível pisar nele com os pés descalços. O guia prometeu duas horas off-road para a Montanha Fossil, recomendando baixar os pneus. No entanto, empolgados com as paisagens, de alguma forma perdemos de vista esse conselho.

Na entrada do deserto, tivemos que subir uma colina - e então percebemos o nosso erro. Jipes pesados ​​não queriam obedecer e enterrados na areia. Eu tinha que me lembrar do guia. Guiados por ele, baixamos a pressão dos pneus para uma atmosfera e meia e, depois disso, os carros pareciam se transformar em barcos que, balançando suavemente, rastejavam por grandes e pequenas dunas. Em suma, a rota era perfeita para iniciantes. Ele correu por um terreno relativamente plano, de modo que superar obstáculos não parecia muito difícil.

Quando nos mudamos de Dubai, a areia do deserto mudou de cor, passando de branco creme para vermelho-alaranjado. Mas isso não foi tudo - sua estrutura estava mudando! Se a areia branca lembrava a areia do rio com grãos muito pequenos, então vermelho-alaranjado pareciam pequenas partículas de quartzo. Após cerca de uma hora de viagem, nos acostumamos a alguma uniformidade das paisagens do deserto. Mas, como se viu, o mais interessante estava à nossa frente.

Poço da fundação

À medida que a cor da areia mudou, o deserto também mudou. Camelos raros e ilhas de árvores densamente crescentes começaram a se encontrar. O terreno mudou. As dunas estavam ficando mais altas, então tivemos que fazer subidas e descidas íngremes, lembrando uma montanha-russa. Era de tirar o fôlego, e às vezes parecia que o carro estava prestes a rolar. Mas a cada nova ascensão e descida, uma confiança cada vez maior em nossas habilidades e entusiasmo se apossava de que estávamos fazendo o que parecia impossível.

Logo os contornos das montanhas se tornaram mais claramente visíveis. Escolhemos uma área plana e organizamos uma parada para esfriar um pouco os motores. Quase duas horas se passaram desde o início da viagem (no caminho paramos para tirar algumas fotos); na frente ficava o trecho mais bonito da pista.

Um bloco apareceu entre as areias e um enorme poço de fundação aos seus pés. Nós dirigimos até a borda. Apesar dos muitos traços de nossos antecessores (que, provavelmente, patinaram aqui recentemente), não nos atrevemos a descer por um longo tempo. A encosta parecia muito íngreme e havia uma sensação completa de que, se você for para lá, não será capaz de sair. Eu decidi primeiro - eu já tinha um pouco de experiência com esse tipo de direção. O carro correu, o pé pressionou o acelerador até o fim. Era óbvio: para chegar à extremidade oposta do poço, é preciso acelerar bem.

Aí vem a subida. A velocidade caiu drasticamente, e a borda superior do "poço" ainda estava longe. Sentindo que não consegui alcançá-lo, girei suavemente o volante e, descrevendo o arco, comecei a descer de volta ao fundo. A experiência nunca me levou a fazer movimentos bruscos, caso contrário levará muito tempo para desenterrar o jipe. Tendo ganho velocidade, comecei a subir a ladeira oposta. Depois de fazer mais duas ou três oitavas, saí do poço ao longo da borda mais suave, experimentando sensações indescritíveis de uma enorme onda de adrenalina.

Fogueira

Agora fomos capazes de examinar meticulosamente o quarteirão, que em todas as direções deveria ter sido uma montanha de fósseis. A princípio, o que vimos não se encaixava na palavra “montanha”: as dimensões de uma grande pedra pendurada não eram comparáveis ​​às descritas no guia. Esse sentimento permaneceu conosco até que finalmente encontramos essa pedra, que diante de nossos olhos se transformou em um tipo impressionante de rocha. Atingimos o objetivo final da nossa rota, e agora ela apareceu diante de nós em toda a sua glória.

O nome da Montanha dos Fósseis está associado à sua origem: foi formado há milhões de anos a partir de conchas e algas fossilizadas. Então, sobre ele (como, de fato, sobre a maioria da Península Arábica), as ondas do mar se espalharam. Agora, as dunas em movimento estão substituindo gradualmente as formações das montanhas e, na areia, encontramos numerosos vestígios dos habitantes desses lugares. No deserto, todas as criaturas vivas levam um estilo de vida noturno e à tarde é bastante difícil encontrar alguém. Mas tivemos sorte: notamos um pequeno lagarto nas pedras.

Da montanha ao longo das dunas descemos para a vila de Maleyha, cujos habitantes estão criando camelos. Estávamos bem ao lado da fazenda. Os tropeiros nos permitiram entrar e tirar algumas fotos dos animais.

Decidimos ficar um pouco mais nas montanhas e esperar o pôr do sol. De manhã, olhamos para um lugar maravilhoso. É verdade que estava um pouco quente sob o sol, mas como era agradável voltar lá ao lado do dia! Duas pequenas pedras se projetavam da areia. Parecia que alguém os havia empilhado de lajes de pedra separadas. Pôr do sol pintada em pedaços amarelo-laranja. Nós nos acomodamos entre eles, como nas bancas do teatro. Tendo se acalmado com mais conforto, acenderam o fogo e começaram a observar os últimos raios do sol que partia. Tudo ao nosso redor brilhou brevemente com cores vivas - e saiu, mergulhando na escuridão da noite.

O calor diminuiu visivelmente, a areia começou a esfriar. Todos os quadros das câmeras foram filmados, o filme na câmera de vídeo terminou. Nos despedimos do deserto, levando muitas experiências agradáveis.

Muito tempo se passou desde então, mas toda a nossa empresa amiga ainda se lembra com entusiasmo desta viagem - a alegria de novas descobertas e lugares incomuns aos quais quero voltar repetidas vezes ...